Quem não sabe por que ganha, nunca vai entender por que perde

Quem não sabe por que ganha, nunca vai entender por que perde

Entre as várias afirmações pelas quais o blogueiro foi acostumado a tentar entender os meandros do futebol, especialmente, quando falamos de fracassos dentro de campo, está a de que “quem não sabe por que ganha nunca vai entender por que perde”. O Internacional está procurando a resposta desta sentença, desde 2002.

Antes desta época, era diferente. Digo com a tranquilidade de quem labuta no meio esportivo há mais de trinta e três anos, calejado pelas inúmeras coberturas, fundamentalmente, dos dois grandes do Sul. E aprendi que em qualquer atividade, não estou falando somente de futebol, a humildade, o aprendizado e a dedicação são fundamentais.

Na atual direção colorada, a situação segue a mesma. O clube cresceu nos anos dois mil e, depois, começou a se atrapalhar com os próprios louvores. Futebol ou gestão de pessoas não é algo para ser comandado por amadores, mesmo que sejam apaixonados pelo que fazem.

Administrar um clube de futebol é necessário estudo. De vários modelos complexos de diversas áreas do conhecimento humano, inclusive, para interagir muitas variáveis e nem sempre se conhece a correta relação entre elas. O resultado pode ser muito diferente do que se projeta.

As ações humanas são difíceis de prever. Como jornalista eu não tenho clareza sobre o modelo em operação pelo Inter e nem pelo Grêmio. Mas sei que os dirigente são quase sempre dominados pelas emoções e reações dos homens envolvidos nas decisões. Por isso, é fácil cometer erros sobre as forças que levaram a um determinado resultado.

Opinem.

24 Replies to “Quem não sabe por que ganha, nunca vai entender por que perde”

  1. Pai Vidoca,
    Você está coberto de razão!
    Essa diretoria do Inter é a alegria do Grêmio!
    Desde o presidente que entende mais de onda e prancha de surfe do que de futebol (aliás, como esse tá sempre lá por Torres, deve saber bem das cositas que acontecem por lá…), passando pelo vice que é uma grande piada e descendo na hierarquia…
    Tomara que não mudem nada, pois isso vai garantir mais um ano de alegria tricolor!
    O que realmente me impressiona é que pessoas assim cheguem no nível que esses chegaram!
    Fizeram com o Inter o que o Temer não faz com aquela linda esposa!….kkkk

      1. Vidarte, primeiramente gostaria de te parabenizar. Você, desde que essa diretoria assumiu, falou que Bob Melo era muito fraco para o cargo. O tempo mostrou que estavas correto, o grupo montado (gastando os tubos, diga-se de passagem) é insuficiente para a, pasmem, SEGUNDONA. Para a A no ano que vem precisam de pelo menos 8 ou 9 titulares, mas com que $ se o clube está quebrado? Mas o pior nao é a incompetencia do Bob Melo e do Surfistao, o pior é que a ARROGANCIA que nos derrubou ano passado, continua imperando entre os dirigentes. Incrivel a arrogancia desses boçais!

      1. Vive do passado…quem sabe falamos do Grenal de 10 x 0…
        Isso é conversa para moleque e frequentador de baile fink, brother.
        Encara a realidade e para de ser bufão.

  2. Bom dia !
    Muito legal essa reflexão que estas propondo ,principalmente para os torcedores de resultados .
    Quando nosso time ganha de qualquer jeito o “resultadismo” é o que interessa .
    Criticar a atuação e a produção do jogo é um sacrilégio punido com a execração e o xingamento .
    A patrulha chapa branca entra em ação .
    O meios e os custos para chegar ao objetivo são colocados em segundo plano .
    O mau momento do Inter não é exclusivo do alvirrubro já que os ciclos de altos e baixos se renovam e se repetem com todos os clubes .
    O que hoje é a oitava maravilha do futebol e de administração , amanhã não valerá nada.
    Saber porque se ganha embarcando no oportunismo das consequências é o primeiro passo para a decadência .
    Saber porque se perde sem enxergar as causas é o último passo antes do fracasso .
    Assim como o blogueiro não tenho a menor idéia do modelo de gestão que é utilizado na Dupla .
    Fica tudo ao acaso e ao bel- prazer da sorte .
    Um dia aparece um presidente bestial outro dia aparece uma besta quadrada para comandar os destino do clube .
    Tudo dentro da mesmice de sempre .

  3. Concordo vidarte. Principalmente quando falas em humildade que parece não haver. Sempre é o mesmo discurso. Além disso o camisa 10 não tem tranco pra aguentar mais os jogos fazem uns 5 anos. Aí faz 2 ou 3 jogos bom e a torcida e direção renovam o contrato por mais 1 ano. Isso é tempo perdido…depender de um cara beirando os 40 anos que comanda vestiário…comissão técnica e diretoria vai dar em fracasso novamente no próximo ano. Pode apostar teu cafezinho…

  4. Vidarte,vamos falar sobre a cláusula automática de renovação do guto que vai obrigar o inter a pagar o salário dele até 2018.

    Até porque com a pontuação atual o inter já subiu. Só não subiria se o Oeste a partir de hoje fizer 100% dos pontos, o que seria inclusive ganhar do inter. Impossível.

    Guto cumpriu a parte dele. Subiu o inter.

      1. Se é so meia milha saiu barata a demissao do Gordao. Claro, barata pq o $ nao é do Melo e sim de nós torcedores que somos feitos de trouxas por esses boçais

  5. Modéstia a parte eu inventei anós atrás o termo “bolha rosada” aqui neste espaço do Vidarte.
    No inicio era para zoar os colorados, claro. Minha também tinha a intenção de alertar que após o mundial o clube passou a ostentar em excesso e achar que poderia planejar com orçamentos europeus, pagando salários de europa a qualquer jogador “medíocre”, mas esqueceu-se que era um clube da América do Sul.
    O número de sócios aumentava significativamente, normal após uma conquista gigantesca, mas isso criou uma bolha financeira a nível europeu também.
    De certa forma, após o Inter ganhar a América e o mundo em 2006, a soberba passou a fazer parte do dicionário pessoal de direção, torcida e mídia colorada.
    Foi quando um dirigente virou DEUS para a torcida. E ninguém usa o santo nome de Deus em vão.
    Como o futebol é ciclico, os anos de vacas magras um dia voltariam. Replanejar-se, depurar o clube seria necessário.
    Mas o clube, e alguns midiáticos continuaram a vender nos meados de 2010, o mesmo produto de 2006, um bom produto, porém em fase de depreciação, e a torcida continuou comprando este produto defasado pelo preço de novo.
    Compras e Vendas sem questionamentos a preços exorbitantes viraram rotina dentro do clube, afinal DEUS não poderia ser contrariado.
    Empréstimos bancários para pagar folhas salariais passaram a virar rotina.
    Mas e em algum momento esta bolha financeira iria estourar, e ESTOUROU em 2016.
    Um novo velho presidente, com o aval de DEUS, usando de seu currículo recente e vencedor, elege-se para mais uma gestão no clube.Mas sentindo-se traído no caso da reforma do beira-rio para a copa 2014, teria resolvido recuperar o que perdera naquela ocasião ?
    E 2015/2016 cobra seu preço, começa a carregar o carrinho de pá do caixa do clube. Com um planejamento equivocado e soberbamente vendendo a sua torcida, que clube grande não cai, uma gestão “pífia” mancha a história do clube, e então em 2016 “Deus” o verdadeiro castiga a quem lhe afrontou, e a série B foi o destino.
    Uma nova direção elege-se para o biênio 2017/2018.
    Porém esta direção é inexperiente, para o momento um tanto quanto “incógnito” que o clube viverá neste biênio, e com decisões titubeantes no departamento mais importante do clube, o futebol, o que deveria ser tranquilo em 2017, vira questionável, e a impressão que cerca a todos do clube é que é preciso “Replanejar 2018”.
    A questão que fica disso tudo é:
    – Entenderam o novo momento do clube ? Direção e torcida do Inter ?
    A soberba continua ?
    Não está na hora da humildade voltar a fazer parte do dicionário colorado ?

    Dalmir Meneguzzo

    1. esses idiotas só falam em errogancia e soberba do inter…e o imortal que sempre morre? e o vamos dominar o planeta??/ o rei de copas??? o grezembe é de humildade franciscana..PQP… melhor saite, melhor onibus, mais torcedores nutella , melhor arena….realmente o sinonimo de humildade é azul…

      1. construiram a arena OAS na maior humildade , sem achar que se sendo mais bonita iriam escolher a arena pra copa…a humidade azul lembra um monge franciscano…

        1. o cara é tão humilde que inventou uma nova palavra…a bolha rosada….kkkkk deve ter sido picado pela mosca azul…

  6. COLORADO!

    Passei 15 anos ouvindos que os titulos do Gremio eram coisas do passado, que serviam apenas para enfeitar museu;

    Entao:

    FUTEBOL É MOMENTO!

    O momento é:

    O Binter na Série B!
    O Gremio na final da Libertadores!

    Aceita que doi menos !

    Atacar o Gremio e os gremistas neste momento, é Hilário e motivo de pena de colorados !
    Chora nenem,

    Mas chora de tristesa pelo teu time,
    não de raiva dos gremistas !

    ou como dizia meu pai :

    Engole o choro e aprende a ser homem para assumir o momento !

    1. eu sei muito bem do momento do inter, e estamos discutindo isso aqui e não essa idiotice de umildade ou arrogancia…todos os times de futebol são arrogantes e tdos os torcedores são ou não??? é cada paspalho que aparece , essa do imortal que sempre morre é o cumulo da arrogancia e o campeão de tudo do inter tambem…o inter não dorme é a coisa mais idiota que inventaram no lado do inter e o gremio vai dominar o planeta é outra…. seja arrogante mas não seja idiota…

  7. Vidarte,

    Parabéns por ser o primeiro na imprensa gaúcha a apontar a insegurança do Danilo Fernandes.

    Além da falha clamorosa no gol do Vila Nova, ele deixa a defesa insegura e sempre sai jogando no chutão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *